sábado, 1 de setembro de 2012

Todd Bracher e Tom Price no festival Design Weekend, em São Paulo

Fachada do Museu da Casa Brasileira

Exposição do designer e educador nova iorquino, Todd Bracher, atraiu artistas e pessoas ligadas ao universo do design nacional e internacional. 

Na noite de quinta-feira, 23 de agosto de 2012, foi realizada a Abertura da Exposição Todd Bracher, no  Museo da Casa Brasileira em São Paulo. O evento integra o Design Weekend, festival que traz arte, design e arquitetura para vários cantos da cidade de São Paulo. As peças do designer nova iorquino foram trazidas ao Brasil e arquitetos, designers e personalidades participaram da festa de inauguração da mostra.
Todd Bracher Biografia
Americano Todd Bracher é um designer e professor, conhecido por sua abordagem altamente redutora de design. Ele está atualmente com sede em Nova York, onde fundou seu estúdio, Todd Bracher Studio LLC, depois de uma década trabalhando em Copenhague, Milão, Paris e Londres. Sua ampla experiência inclui a colaborar com a muitas das marcas líderes mundiais em móveis, design de objetos, interiores e arquitetura, trabalhando de forma independente, e atuando como professor de Design da ESAD l'em Reims, França.
Suas obras de arte:
"Alodia", 2010
"Lia", 2012
Recortes da exposição "A essência das coisas"
"Strandelier", 2011
Todd Bracher
"Trea", 2011
"Librilounge", 2003
________________________________________________________

O designer , Tom Price, também faz parte da programação do Design Weekend: no sábado, ele fala sobre o seu trabalho no Boomspdesign. Suas peças estão no Museu da Casa Brasileira.

O designer londrino Tom Price gosta de brincar com fogo. As peças da sua coleção mais conhecida Meltdown (fusão, em inglês), feitas com materiais retorcidos pelo calor, são a maior prova disso. Os móveis fizeram tanto sucesso que o londrino foi escolhido o “designer do ano” pelo evento Boomspdesign – um fórum de arquitetura, design e arte que acontece de 22 a 24 de agosto durante o Design Weekend. Formado em escultura, Tom Price já se acostumou a ter seu trabalho confundido com arte. “Tem gente que acha que faço arte, outros me consideram designer. Sinto-me confortável de ficar nessa área cinza, do meio”, diz.


Tom Price Biografia

Nascido em Londres, 1973. 

Estudos 
- 2005-2007: MA Royal College of Art 
- 2002-2004: HND Design de Móveis & 
Realização na Universidade Metropolitana de Londres 
- 1993-1996: BA (Hons) Belas artes: Escultura 
em Bath College of Higher Education, 

Coleções Públicas 
SFMoMA (San Francisco Museum of Modern Art) 
Design Collection permanente. 
- Presidente Meltdown: Cable Tie 
- Presidente Meltdown: Mangueira PVC 

MKG Hamburgo 
(Museum fur Kunst und Gewerbe Hamburgo) 
- Presidente Meltdown: Folha de PP 

Prêmios 
- 2004: Boss Prêmio Mentoring Design. 
- 2004: Peter Walker Prêmio de Inovação em Design de Móveis. 
- 2005: Finalista: Prêmios Bida 
- 2005: Finalista: Design & Decoração Award



Algumas de suas obras de artes:


A PE Pink Meltdown Chair faz parte de uma série limitada de 12 unidades. Na cor de chiclete, o material é polietileno derretido e esculpido para ganhar formas retorcidas.
As luminárias PP Facet Lights ganham formas geométricas depois do derretimento de folhas de polipropileno.
As árvores criadas com tubos de PVC e cabos de náilon foram inspiradas nas cerejeiras de Washington
A cadeira PE Stripe Meltdown Chair foi feita com metal derretido coberto por uma espécie de tapetes coloridos de plástico – que ganham este formato quando eles entram em contato com o calor do metal.
Tubos de encanamento transformaram-se na PP Tube #1 Meltdown Chair (2007-2011), que lembra um ouriço e tem edição limitada de 12 cadeiras na cor preta e 12 brancas.



 
A forma original da Meltdown Chair Bronze #1, com tubos de PVC cortados, é enclausurada numa casca de cerâmica grossa, derretida para que se crie uma cavidade por onde se derruba bronze derretido. Depois de fria, a cerâmica é quebrada, revelando os tubos revestidos de bronze, deixado bruto nas costas e polido na parte do assento.




mulhe.uol.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário