quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Projeto vencedor do concurso, do escritório Diller Scofidio + Renfro




























Diller Scofidio + Renfro foi o grande vencedor do Concurso Aberdeen City Garden, na Inglaterra, anunciado no dia 16 de janeiro. O escritório, que contou com a parceria do escritório escocês Keppie Design e dos arquitetos paisagistas do escritório OLIN, disputava a segunda fase do concurso com o projeto do escritório Foster + Partners e já tinha deixado para trás o renomado escritório Snohetta.

O júri selecionou o projeto depois de uma segunda fase, onde dois - dos seis participantes convidados - puderam expor melhor suas ideias e apresentar novos desenhos.

A proposta vencedora propõe uma praça adicional acima da existente, com áreas verdes distribuídas em oito diferentes jardins, um centro cultural e de artes com café e serviços, além de duas novas praças. O projeto reinterpreta a topografia da cidade, criando espaços verdes, e promove as ruas-ponte históricas da cidade, revelando arcos e abóbodas, porém mantendo as balaustradas e as estátuas que são parte do legado histórico da cidade de Aberdeen.

O arquiteto Charles Renfro, sócio do escritório Diller Scofidio + Renfro, disse: “a forte concorrência obrigou-nos a realizar uma grande pesquisa para entender a fundo o terreno existente e para aprofundar nossa capacidade criativa e nosso conhecimento técnico com a finalidade de encontrar uma solução ousada, bem pensada e bonita”.

Apesar da vitória, o projeto vencedor vai ser submetido a um referendum para saber se os habitantes aprovam a intervenção no local ou preferem que os jardins existentes permaneçam. Existem organizações contra o projeto, pois acreditam que pode acabar com a história local da cidade. A decisão acontece no próximo dia 1º de março.

 











Nenhum comentário:

Postar um comentário