segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Flores para seu jardim

Agapantos


paisagista Gilberto Elkis
 No paisagismo, o agapanto é ideal para maciços e bordaduras a pleno sol. Emoldurados por gramados bem cuidados. É uma planta excelente para bordar a parte baixa de muros e arbustos em renques. É muito rústica, resistente a doenças e de baixíssima manutenção.


Clívia



Deve ser cultivada senpre a pleno sol. Na maioria das vezes seus rizomas são plantados em vasos e jardineiras, porém podemos formar maciços e bordaduras. É bastante exigente em fertilidade, irrigação e drenagem. Seu substrato deve conter boa quantidade de matéria orgânica. Multiplica-se por sementes e por divisão das touceiras após a floração.


Narciso

Narciso, Narcissus cyclamineus, Ajax cyclamineus, Narcissus pseudo-narcissus, , narciso-trombeta


Os narcisos só vicejam nas regiões mais frias do sul país. Isto ocorre, pois os bulbos necessitam de um período de descanso que necessita de frio. As plantas encontradas em outras regiões são oriundas normalmente de bulbos importados. Podem ser plantados em vasos ou em maciços e bordaduras, combinam muito bem com jardins de estilo europeu.


Azaléia



As azaléias são arbustos de folhagem verde-escura e floração abundante. Suas flores simples ou dobradas podem ter cores diferentes, como branco, rosa, vermelho ou mescladas. Há muitas variedades com portes diferentes também, umas mais pequenas para plantio em vasos e para formação de maciços e outras maiores capazes de formar cercas vivas.


Buque-de-noiva


Buquê-de-noiva, Spirea cantoniensis, Spirea reevesiana, , grinalda-de-noiva


O buquê-de-noiva é um arbusto decíduo e gracioso, de beleza delicada e romântica. Seus ramos são longos, ramificados e curvados e apresentam folhas de coloração verde-escura, pequenas, lanceoladas e com bordos serrilhados. As flores são rosas em miniatura, e podem ser simples ou dobradas, sempre brancas, reunidas em pequenos buquês. A floração ocorre na primavera e início do verão. A variedade de flores dobradas "lanceata" é a mais cultivada.


Gardênia




A gardênia é uma planta de rica fragrância e sua utilização deve aproveitar esta sua qualidade. Ela pode ser cultivada isolada em pátios ou próximo à portas e janelas, onde há transito de pessoas. Sendo conduzida sem podas de adensamento, apenas de limpeza, ela cresce com maior ventilação e é menos suscetível à doenças. Contudo, pode ser plantada em grupos e, sendo cuidada com zelo, pode formar belas cercas-vivas com textura mais compacta. O momento ideal para a poda das gardênias é após a floração. Presta-se para o plantio em vasos e é ótima para bonsai.


Hortência



Hortênsia, Hydrangea macrophylla, Viburnum macrophyllum, , hortência, rosa-do-japão, hidrângea


A hortência é a flor símbolo do município de Gramado, conhecida cidade da serra gaúcha. É um arbusto muito florífero e rústico. Produz inflorescências em forma de buquês, compostas de muitas flores, que podem ter a cor azul, lilás, rósea, vermelha e branca conforme a variedade e o pH do substrato. Solos mais ácidos produzem flores mais azuis, enquanto que os mais alcalinos resultam em flores mais róseas. Ocorrem ainda variedades de flores de bordas arredondadas, estreladas, recortadas e triangulares. As folhas são de coloração verde-clara, coriáceas e com bordas denteadas. A hortênsia presta-se para o plantio como bordadura, maciço, renque, cerca-viva e isolada em vasos.


Sugestão de decoração de Jardim:

jardim sustentável
~


















Um comentário: