domingo, 31 de outubro de 2010

Cadeiras que ainda fazem a diferença!!!!... Vale a pena conhecer

O Movimento Artes e Ofícios (Arts & Crafts) surgiu na Inglaterra como reação à Revolução Industrial e sua consequente produção em massa trouxo o surgimento de móveis com design mais simples.
Willlian Morris (1834-1896) foi o grande influenciador do Movimento Artes e Ofícios que se inspirava nas produções coletivas e artesanais da Idade Medieval. Sendo Artista-Artesão, desenhista, impressor, poeta, escritor, ativista político, quis reafirmar a primazia a qualidade do trabalho manual sobre a máquina industrial. Ele sonhou que a Revolução Socialista acabaria com a mecanização do trabalho e substituiria os grandes aglomerados urbanos por pequenas comunidades de produção artesanal.
Para Morris, todos os objetos deveriam deixar clara a identidade do seu artesão-artista. E os operários das fábricas deveriam criar seus próprios objetos, desde o desenho à execução final. Com isso, almejava que as classes mais baixas tivessem acesso a objetos de qualidade, bonitos e baratos.
Atualmente, sua linha de cadeira é considerada uma relíquia luxousa, e utilizada em grandes eventos como casamento. 






Arne Jacobsen (1902-1971) foi um arquiteto, um decorador, projetista de móveis, têxtil e de cerâmicas.
Começou por trabalhar como pedreiro, acabando por se formar como arquiteto, na Academia Real de Artes de Copenhagen, onde também foi professor. Trabalhou com o arquiteto Poul Holsoe e a partir dessa data abriu o seu atelier onde trabalhou até morrer.
Em 1951 criou a cadeira Ant, e em 1955 a série 7, que se tornariam uma das cadeiras de maior sucesso no mundo. Como arquiteto, os seu projetos mais conhecidos é Hotel Royal SAS de Copenhagen, do qual desenhou a cadeira Egg, em 1957, também foi criado para este Hotel cadeira swan, em 1958.
série 7, e Christine Keeler

cadeira egg
Atualmente, suas criaçoes estão em alta e valorizadas pelo público leigo e é claro pelos designers e arquitetos.


série 7



ant

egg
swan


Eero Saarinen foi filho do famoso arquiteto e primeiro presidente da Cranbook Academy of Art, Eliel Saarinen. Nascido na Finlândia em Helsinki emigrou com sua família para os Estados Unidos em 1923. Inicialmente estudou escultura em Paris, depois se formou em Arquitetura pela Universidade Yale em 1934. Recebeu uma bolsa para estudar na Europa e no seu retorno passou a lecionar na Cranbook Academy of Art. Em 1937 iniciou uma parceria com Charles Eames desenvolvendo móveis vanguardistas com tecnologia inovadora para o ramo de mobiliário. Criou a linha Tulip que faz sucesso até nos dias de hoje.




Philippe Starck
 Tem como característica o humor e o exibicionismo. Nomeia os objetos usando como padrão a sua própria identidade e produz de acordo com as referências culturais do seu público. Muitas peças de formas curvilíneas evocam contornos orgânicos relembrando a linguagem naturalista da arte francesa do século XVIII, referência também da Arte Noveau. Outros produtos têm aspecto antropomórfico, características do pós-modernismo.
Atualmente viaja pelo mundo para concretizar seus projetos. É ícone entre os designers e sem dúvida um dos que marcam a história do design no final do século XX
Poltrona Louis Ghost


Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969), foi um arquiteto alemão, naturalizado estado-unidense, considerado um dos principais nomes da arquitetura do séc XX, sendo geralmente colocado no mesmo nível de Le Corbusier ou de Frank Lloyd Wright.
Foi professor da Bauhaus e um dos formadores do que ficou conhecido por Art Nouveau, onde deixou a marca de uma arquitectura que prima pela sinuosidade e aparente complexidade.
A cadeira de Barcelona foi exclusivamente projetado por Mies van der Rohe para o Pavilhão da Alemanha , país que a entrada para a Exposição Internacional de 1929 , que foi organizado pelo Barcelona, Espanha. Um ícone do modernismo , a cadeira de design era inspirado pela campanha e cadeiras dobráveis de tempos antigos.


Verner Panton ( 1926 - 1998) é considerado um dos Dinamarca mais influentes do século XX, em design de móveis e design de interiores . Durante sua carreira, ele criou projetos inovadores e futuristas em uma variedade de materiais, especialmente plásticos cores vibrantes. Em 1960, Panton foi o criador da cadeira de plástico primeiro formulário único moldado por injeção.




Charles e Ray Eames foram dois designers americanos que juntos realizaram grandes contribuições para o design mundial.
Charles Eames (1907/1978) nasceu no Missouri, EUA. Estudou arquitetura por dois anos na Universidade de Washington, a qual abandonou. Muitos afirmam que ele foi expulso por suas idéias muito modernas. Charles Eames foi fortemente influenciado por Eliel Saarinen (cujo filho Eero, também arquiteto, iria tornar-se parceiro e amigo). Foi através dele que Charles continou a estudar arquitetura na Academia de Arte de Cranbook, aonde se tornou professor e chefe do departamento de desenho industrial e onde conheceu sua 2° esposa e colega de faculdade Ray. (1912/1988). Juntos atuaram em diversas áreas, como arquitetura, design industrial, filmes e na construção de mobilíarios únicos.
La chaise



FONTE:
bauhausdesign.com.br
wikipédia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário