domingo, 25 de setembro de 2011

Igreja Martin Luther na cidade de Hainburg, na Áustria





















O escritório austríaco Coop Himmelb(l)au acaba de completar uma Igreja Martin Luther na cidade de Hainburg, na Áustria. O resultado é de impressionar os transeuntes: sobre quatro colunas de aço repousa o seu telhado inteiriço de metal curvo, que sobe em espiral até culminar em três clarabóias distintas. Estas “janelas para o céu” estão diretamente relacionados com a trilogia da Santíssima Trindade, e permitem que a luz natural seja filtrada para dentro da sala de oração principal. Uma grande janela atrás do altar permite que luz do dia penetre ainda mais no salão e fornece uma conexão visual com a rua.

O formato do telhado foi inspirado em outro telhado curvo - de um ossuário vizinho! Como em muitas obras do Coop Himmelb(l)au, ele foi construído usando técnicas de construção naval em um estaleiro no Mar Báltico e, em seguida, transportado para o local para a montagem.

As curvas são repetidas do lado interno, no teto, onde foi utilizada uma cobertura de estuque.

Do lado de fora, uma grande e escultural torre de sino, feita de aço, com 20 metros de altura - também construída no estaleiro - faz com que a Igreja simbolize um farol de luz para o centro de Hainburg.

Localizado no local de uma antiga igreja do século XVII, a Igreja Martin Luther de Hainburg tem, ao todo, 289 metros quadrados: além da sala de oração principal - que pode acomodar até 50 pessoas, há um salão comunitário, uma pequena cozinha, o escritório do pastor, uma sacristia e um jardim na parte de trás da igreja.

As portas entre a sala de oração e o salão comunitário são dobráveis, e, quando abertas, podem oferecer um espaço maior para eventos e reuniões.

O projeto dos autríacos foi concluído em menos de um ano.













FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário