segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Design Sustentável e Tecnologia Domótica em Attica – Grécia

Localizada em Dionyssos na prefeitura de Attica, Grécia. Esta casa é um grande exemplo de pura, limpa e moderna arquitetura residencial projetada pelo arquiteto Nikos Koukourakis e seus associados.
Inteiramente sustentável, conta com um sistema inteligente chamado Domótic Sistem/Sistema Domótico (Domus=Casa + Robótica=controle automatizado de algo), é uma tecnologia recente que permite a gestão de todos os recursos habitacionais. Este sistema interliga e controla iluminação, climatização e segurança. Automatizando as rotinas e tarefas de uma casa acoplando funções a um computador e/ou internet. Avaliando as vantagens dos meios eletrônicos aos informáticos, de forma a obter uma utilização e uma gestão integrada dos diversos equipamentos de uma habitação.

As janelas de alumínio tem um sistema de ruptura térmica e vidro triplex, que permite que o calor não escape da casa e, portanto, economiza uma boa quantidade de energia durante os meses de inverno e quase 70% dos aparelhos de iluminação usam tecnologia de LED.
Design Sustentável garantido nesta casa.

































References: Nikos Koukourakis & Associates, Yatzer
Photos: Vangelis Paterakis

Design Sustentável e Tecnologia Domótica em Attica – Grécia



fonte: http://acervodeinteriores.com.br/index.php/2010/09/04/design-sustentavel-e-tecnologia-domotica-em-attica-grecia/

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Flores para seu jardim

Agapantos


paisagista Gilberto Elkis
 No paisagismo, o agapanto é ideal para maciços e bordaduras a pleno sol. Emoldurados por gramados bem cuidados. É uma planta excelente para bordar a parte baixa de muros e arbustos em renques. É muito rústica, resistente a doenças e de baixíssima manutenção.


Clívia



Deve ser cultivada senpre a pleno sol. Na maioria das vezes seus rizomas são plantados em vasos e jardineiras, porém podemos formar maciços e bordaduras. É bastante exigente em fertilidade, irrigação e drenagem. Seu substrato deve conter boa quantidade de matéria orgânica. Multiplica-se por sementes e por divisão das touceiras após a floração.


Narciso

Narciso, Narcissus cyclamineus, Ajax cyclamineus, Narcissus pseudo-narcissus, , narciso-trombeta


Os narcisos só vicejam nas regiões mais frias do sul país. Isto ocorre, pois os bulbos necessitam de um período de descanso que necessita de frio. As plantas encontradas em outras regiões são oriundas normalmente de bulbos importados. Podem ser plantados em vasos ou em maciços e bordaduras, combinam muito bem com jardins de estilo europeu.


Azaléia



As azaléias são arbustos de folhagem verde-escura e floração abundante. Suas flores simples ou dobradas podem ter cores diferentes, como branco, rosa, vermelho ou mescladas. Há muitas variedades com portes diferentes também, umas mais pequenas para plantio em vasos e para formação de maciços e outras maiores capazes de formar cercas vivas.


Buque-de-noiva


Buquê-de-noiva, Spirea cantoniensis, Spirea reevesiana, , grinalda-de-noiva


O buquê-de-noiva é um arbusto decíduo e gracioso, de beleza delicada e romântica. Seus ramos são longos, ramificados e curvados e apresentam folhas de coloração verde-escura, pequenas, lanceoladas e com bordos serrilhados. As flores são rosas em miniatura, e podem ser simples ou dobradas, sempre brancas, reunidas em pequenos buquês. A floração ocorre na primavera e início do verão. A variedade de flores dobradas "lanceata" é a mais cultivada.


Gardênia




A gardênia é uma planta de rica fragrância e sua utilização deve aproveitar esta sua qualidade. Ela pode ser cultivada isolada em pátios ou próximo à portas e janelas, onde há transito de pessoas. Sendo conduzida sem podas de adensamento, apenas de limpeza, ela cresce com maior ventilação e é menos suscetível à doenças. Contudo, pode ser plantada em grupos e, sendo cuidada com zelo, pode formar belas cercas-vivas com textura mais compacta. O momento ideal para a poda das gardênias é após a floração. Presta-se para o plantio em vasos e é ótima para bonsai.


Hortência



Hortênsia, Hydrangea macrophylla, Viburnum macrophyllum, , hortência, rosa-do-japão, hidrângea


A hortência é a flor símbolo do município de Gramado, conhecida cidade da serra gaúcha. É um arbusto muito florífero e rústico. Produz inflorescências em forma de buquês, compostas de muitas flores, que podem ter a cor azul, lilás, rósea, vermelha e branca conforme a variedade e o pH do substrato. Solos mais ácidos produzem flores mais azuis, enquanto que os mais alcalinos resultam em flores mais róseas. Ocorrem ainda variedades de flores de bordas arredondadas, estreladas, recortadas e triangulares. As folhas são de coloração verde-clara, coriáceas e com bordas denteadas. A hortênsia presta-se para o plantio como bordadura, maciço, renque, cerca-viva e isolada em vasos.


Sugestão de decoração de Jardim:

jardim sustentável
~


















Restaurante Com Formas Orgânicas



Smokehouse Room é um dos restaurantes mais comentados de Nova Déli, na Índia. O espaço é amplo, tem linhas orgânicas e sua iluminação é natural e intensa. Os móveis brancos possuem formas diferenciadas. O design marca pela fluidez das curvas e tudo é muito ”clean” durante o dia. À noite a atmosfera do ambiente muda completamente, o lugar nem parece o mesmo. Ares psicodélicos tomam conta do local com projeções de luzes multicoloridas.

Assinado pelos designers indianos do escritório Busride, o ambiente é conectado a um bar e a uma boate, que seguem o mesmo estilo de decoração. Sua modernidade lembra até os traços do designer Karim Rashid.
O clima combina com o cardápio do restaurante, comandado por Gresham Fernandes. O chef indiano é conhecido por suas experimentações e elabora pratos inspirados na nova cozinha europeia.

 

 

 

 

 



fonta da reportagem:
http://decoracao.estilors.com.br/2012/01/06/restaurante-clean-ganha-ares-psicodelicos-para-a-noite/